Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page






Partilhe esta Página


P/CONHEÇA SUA CIDADE EMEB HILDA G DE SOUZA- DIRCEU
P/CONHEÇA SUA CIDADE EMEB HILDA G DE SOUZA- DIRCEU


           Após a realização da palestra sobre  a Guerra do Contestado e os principais fatos de Caçador os alunos do 5º ano 01 da Escola Municipal  EMEB HILDA GRANEMANN DE SOUZA (CAIC) realizaram uma visita ao museu do contestado  a Gibiteca da Fundação de cultura e  ao prédio da Prefeitura de Caçador para conhecer a sede do Executivo Municipal, fazendo parte do projeto “Conheça sua Cidade”, desenvolvido pelo professor Dirceu Ribeiro de Mello sendo uma parceria entre a Prefeitura de Caçador e Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Cultura, que oportuniza aos jovens de instituições de ensino conhecerem diversos pontos da cidade.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Sousa está situada no bairro Martello, Rua Ioos Junior, nº 1100, CEP 89500-000, esta se originou da transferência do Grupo Escolar Mutirantes, que funcionava na Vila Ulisses Guimarães. Esta escola ganhou a denominação, em virtude do decreto nº 1376 de 7 de outubro de 1996. As atividades se iniciaram nas novas dependências em meados de 1995 e sua inauguração oficial aconteceu em setembro de 1996, na gestão do Prefeito Sr. Fernando Granemann Driessen.

O nome da escola se originou em homenagem a professora Hilda Granemann de Sousa.

Os diretores que atuaram na escola, desde a criação do Grupo Escolar Mutirantes, até o ano de 2015 denominada EMEB Hilda Granemann de Sousa, sendo a atual diretoria, foram os seguintes professores:

1º Agenor Coldebella e Marli Grazziotin ano

2º Adir Balena e Ivone Balena  ano

3º Ivone Antônia Caregnato Balena e Rosemari Menegat de Paula – ano

4º Odelir Neves e Marli Grazziotin – ano

5º Odelir Neves e Romney Riedi -  ano

6º Odelir Neves e Aldo Margotti - ano

7º Rubiano Schimidt e Nelcir Tesser - ano

8º João Pedro Gonaçalves e Valmor Arl -  ano

9º João Pedro Gonçalves e Neri Machado - ano

10º Romney Riedi e Aldo Margotti - ano

11º Romney Riedi e Salete Catarina Liszkievich -  ano

12º Salete Catarina Liszkievich  e Idalci Colla -   ano

13º Belésia D’Agostini – ano

14º Jair Carlos dos Santos Belésia D’Agostini - ano 2009

15º Jair Carlos dos Santos e Daniela da Silva - ano 2009

16º Itamar Fávero e Daniela da Silva - ano 2010

17º Nilce Faita Fornari e Vardelei Furlan - ano 2011

16º Alzira Salete e Gircela - ano 2012

17º Gircela  - ano 2013

18º Romney Riedi -  ano 2013

19º Romney Riedi e Marisa Paes -  ano 2014

20º Elisangela Liz Bartel - ano 2014

22º Cleide Dariz e Eliane Pelizzaro - ano 2014

24º Edilene Kutcher da Silva e Paulo Sérgio de Moraes -  ano 2015

25º Edilene Kutcher da Silva e Paulo Sérgio de Moraes -  ano 2016

 

  1. VISÃO ESTRATÉGICA

 

3.1 NOSSOS VALORES

Nossa escola a partir principalmente do próprio histórico realizado nesses 17 anos de existência elege como seus valores:

1º) A  PROCEDÊNCIA:  Honramos  nossa  origem  e  história  e preservamos o nome da escola com referência em ensino de qualidade junto à comunidade.

2º) A QUALIDADE: Oferecemos aos nossos alunos um ensino de qualidade que os capacite a desempenharem bem seu papel na sociedade.

3º)  A PARTICIPAÇÃO: Proporcionamos entre nossos profissionais o trabalho em equipe, onde cada pessoa dentro da escola contribui e partilha suas tarefas de conhecimentos, para enriquecimento do processo  ensino aprendizagem.

 4º) A CRIATIVIDADE: Valorizamos e incentivamos a criatividade e a inovação na realização das atividades dos profissionais e dos alunos.

 

3.2 NOSSA VISÃO DE FUTURO

 

Seremos uma escola de referência e qualidade de ensino municipal, primando pela qualidade e criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais e comunidade escola, contribuindo para uma sociedade onde se efetive o princípio de igualdade.

 

3.3 NOSSA MISSÃO

 

Estabelecemos como missão preservar o nome da escola, proporcionando um ensino municipal de qualidade, assegurando aos nossos alunos uma educação crítica, participativa e de excelência.

 

3.4 NOSSA FILOSOFIA

 

A Filosofia da EMEB Hilda Granemann de Sousa, que percebe a educação como um processo permanente e integral, fundamenta-se no compromisso de oferecer ao educando oportunidade de desenvolver a autonomia, a ação-reflexão-ação, a criatividade, a criticidade numa busca constante de uma melhor qualidade de vida.

 

Bairro Martello

         A origem do nome bairro Martello se refere ao primeiro morador Ernesto Martello, que aqui chegando adquiriu terras onde ficou conhecida como Colônia Martello. Anos mais tarde, denominou-se bairro Martello.

         Em 1944 existiam apenas dois moradores. Ernesto Martello como possuía grandes áreas de terras, vendeu uma parte às famílias Correia, Lara e Jung que proporcionavam condições adequadas para a agricultura, no qual era o meio de sobrevivência da época. Estes moradores plantavam uva, milho, trigo, arroz, feijão para o sustento das famílias existentes na época. Não havia ruas e o acesso entre as casas eram os carreiros com pinheiros e muito verde.

         Quando Ernesto Martello aqui se instalou, construiu uma escola no antigo km 4 (estrada para Lebon Régis) denominando-se escola Isolada Colônia Martello. Próximo à escola, construiu-se uma capela de madeira em honra à Nossa Senhora de Fátima. Em 15 de julho de 1989 criou-se o Bairro Martello.

PROJETO CONHEÇA SUA CIDADE.

COORDENADOR DO PROJETO: PROF-DIRCEU R MELLO