Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page






Partilhe esta Página


P/CONHEÇA SUA CIDADE EMEB CASTELHANO PROF- DIRCEU
P/CONHEÇA SUA CIDADE EMEB CASTELHANO PROF- DIRCEU


     Foi realizado  palestra sobre  a Guerra do Contestado para  alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal  EMEB CASTELHANO  fazendo parte do projeto “Conheça sua Cidade”, desenvolvido pelo professor Dirceu Ribeiro de Mello sendo uma parceria entre a Prefeitura de Caçador e Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Cultura.

 

PROJETO CONHEÇA SUA CIDADE-

COORDENADOR DO PROJETO: PROF-DIRCEU R MELLO

Guerra do Contestado            

Quando ocorreu o movimento?

Entre outubro de 1912 a agosto de 1916

Onde ocorreu o movimento?

   No Brasil, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Quais foram às causas que determinaram a ocorrência do movimento?

   Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras, e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa

Quais foram as principais características do movimento?

* Início da Guerra: outubro de 1912
* Tempo da Guerra: 46 meses (out/1912 a ago/1916)
* Auge da Guerra: Março-abril de 1915, em Santa Maria, na Serra do Espigão
* Final da Guerra: Agosto de 1916, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado
* Combatentes militares no auge da Guerra: 8.000 homens, sendo 7.000 soldados do Exército Brasileiro, do Regimento de Segurança do Paraná, do Regimento de Segurança de Santa Catarina, mais 1.000 civis contratados.
* Exército Encantado de São Sebastião: 10.000 combatentes envolvidos durante a Guerra.
* Baixas nos efetivos legalistas militares e civis: de 800 a 1.000, entre mortos, feridos e desertores
* Baixas na população civil revoltada: de 5.000 a 8.000, entre mortos, feridos e desaparecidos
* Custo da Guerra para a União: cerca de 3.000:000$000, mais soldados militares
* A Guerra do Contestado durou mais tempo e produziu mais mortes que a Guerra de Canudos, outro conflito semelhante em terras do Brasil.
* Em cinco anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas.

Como terminou o movimento?

   A "Guerra do Contestado", como ficou conhecido o episódio, terminou em massacre e a rendição em massa dos sertanejos que, embora tivessem se empolgado com as primeiras vitórias, não puderam resistir à superioridade bélica das forças repressivas. Além do fuzil do canhão e da metralhadora, pela primeira vez na América Latina era usada a aviação com fins militares.

   Terminada a Guerra, Paraná e Santa Catarina chegam a um acordo sobre a Questão dos Limites e a colonização da região é intensificada. Surgem as primeiras cidades e uma cultura regional começa a ser delineada. A economia extrativista da erva-mate e da madeira vai cedendo lugar aos novos empreendimentos de processamento da matéria-prima. A modernização atinge também a propriedade rural. A região passa a viver uma nova realidade sócio-econômica e cultural.

o poder dos monges

   Para entender-se bem a guerra sertaneja , é preciso voltar um pouco no tempo e resgatar o valor da figura de três monges da região. O primeiro monge que galgou fama foi João Maria, um homem de origem italiana, que peregrinou pregando e atendendo doentes de 1844 a 1870. Fazia questão de viver uma vida extremamente humilde, e sua ética e forma de viver arrebanhou milhares de crentes, reforçando o messianismo coletivo. Sublinhe-se, porém, que não exerceu influência direta nos acontecimentos da Guerra do Contestado que ocorreria posteriormente. João Maria morreu em 1870, em Sorocaba, Estado de São Paulo.

   O segundo monge adotou o codinome (alcunha) de José Maria[1], mas seu verdadeiro nome era Atanás Marcaf, provavelmente de origem síria. Aparece publicamente com a Revolução Federalista de 1893, mostrando uma postura firme e uma posição messiânica. Sobre sua situação política, dizia ele "estou do lado dos que sofrem". Chegou, inclusive, a fazer previsões sobre os fatos políticos da sua época. Atuava na região entre os rios Iguaçu e Uruguai. É de destacar a sua influência inquestionável sobre os crentes, a ponto de estes esperarem a sua volta através da ressurreição, após seu desaparecimento em 1908.

   As entrelinhas do que estava por vir estavam se amarrando entre si. A espera dos fiéis acaba em 1912, quando apareceu publicamente a figura do terceiro monge. Este era conhecido inicialmente como um curandeiro de ervas, tendo se apresentado com o nome de José Maria de Santo Agostinho, ainda que, de acordo com um laudo da polícia da Vila de Palmas, Estado do Paraná, ele fosse, na verdade, um soldado desertor...